skip to Main Content

Prêmio Pippa Norris

Disposições gerais

O Observatório de elites políticas e sociais do Brasil, com o objetivo de fomentar e divulgar o debate acadêmico e a inovação metodológica em pesquisas sobre políticos profissionais na área de Ciência Política, estabelece o “Prêmio Pippa Norris”.

O concurso destina-se a premiar o melhor trabalho apresentado no I Colóquio do Observatório de Elites: políticos profissionais em análise.

Trabalhos apresentados pelos integrantes da Comissão organizadora do I Colóquio do Observatório de Elites: políticos profissionais em análise não serão considerados como aptos à premiação.

 

Da Inscrição

A inscrição no concurso se dará automaticamente no momento da submissão da versão final do trabalho a ser publicado no e-book do evento.

Os trabalhos só serão considerados aptos a concorrer à premiação se os(as) autores(as) efetuarem a submissão da versão final do trabalho apresentado no I Colóquio do Observatório de Elites no prazo estabelecido em edital pela Comissão organizadora do evento.

 

Do julgamento

O julgamento do melhor trabalho apresentado no I Colóquio do Observatório de Elites será feito por uma comissão indicada para tal e formada por até cinco integrantes escolhidos entre os debatedores(as) das sessões e os convidados(as) para as mesas-redondas e conferências.

Na avaliação dos trabalhos serão observados os seguintes critérios:

I – Desenho de pesquisa, mostrando um delineamento claro, um problema de pesquisa bem definido, objetivos estritos e bem delimitados, se esses objetivos foram atingidos ou não e quais são os desdobramentos para futuros trabalhos na área;

II – Atualização bibliográfica, indicando de que modo o trabalho em questão se situa em relação aos principais temas e debates na área de estudos sobre políticos profissionais;

III – Rigor científico, demostrando domínio dos termos e precisão conceitual, envolvendo capacidade de elaboração teórica/analítica e solidez dos argumentos apresentados;

IV – Originalidade, indicando capacidade de inovação dos métodos e das estratégias adotadas tanto na pesquisa como na apresentação dos resultados, considerando seu impacto potencial para a renovação dos estudos de elites, especialmente aqueles voltados para a compreensão dos políticos profissionais.

Cada examinador atribuirá sua própria nota de 0 (zero) a 10 (dez) para cada um dos quatro critérios acima listados. A nota final de cada avaliador(a) resultará da média aritmética das notas dadas aos tópicos referidos no parágrafo anterior.

A nota final de avaliação do trabalho resultará da média aritmética das notas atribuídas ao trabalho pelos(as) cinco examinadores(as).

A divulgação do resultado do concurso será feita no próprio site do evento (site do evento) até trinta dias decorridos da submissão das versões finais dos trabalhos apresentados no I Colóquio do Observatório de Elites para publicação no e-book.

 

Da Premiação

A premiação se dará por certificado especialmente produzido pelo Observatório de Elites Políticas e Sociais do Brasil da Universidade Federal do Paraná.

Back To Top