skip to Main Content

Comissão Científica

Carolina Corrêa

Pesquisadora de Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Integra o Grupo de Pesquisa Novos Partidos: gêneses, perfis e trajetórias, vinculado ao Núcleo de Estudos sobre Partidos e Democracia. Possui o título de Doutora em Sociologia, com ênfase em Sociologia Política, pela Universidade do Porto (2017). Suas áreas de pesquisas/interesse são: instituições políticas (partidos e poder Legislativo), sociologia política, política ambiental e pensamento político e social brasileiro.

Jaqueline Zulini

Professora de ciência política da Fundação Getúlio Vargas, lotada no Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (FGV CPDOC). Doutora em ciência política pela Universidade de São Paulo (USP), fez pós-doutorado no Centro de Política e Economia do Setor Público da Fundação Getúlio Vargas (CEPESP/FGV). Já atuou como pesquisadora do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP) e do Núcleo de Estudos Comparados e Internacionais (NECI/USP). Especializou-se no estudo das instituições políticas brasileiras com ênfase em eleições, comportamento parlamentar e relações Executivo-Legislativo.

Lucas Massimo

Possui doutorado em Ciência Política na Universidade Federal do Paraná (2018). Foi vinculado ao programa de Pós-Doutorado do Departamento de Ciência Política da Universidade de São Paulo (2018-2020). É pesquisador do NUSP/UFPR, editor da Revista de Sociologia Política, e coordenador dos cursos de bacharelado em Ciência Política e Tecnologia em Gestão de Partidos Políticos do Centro Universitário Internacional (UNINTER). Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em recrutamento político, atuando principalmente nos seguintes temas: profissionalização política, Primeira República, senadores brasileiros.

Audren Azolin

Possui graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1995). Especialização em Direito Contemporâneo pelo Instituto Brasileiro de Estudos Jurídicos e Mestrado em Ciência Política pela UFPR (2011). Atualmente é professora de Ciência Política no Centro Universitário Internacional (UNINTER). É autora de Do Lobby às Relações Governamentais: a profissionalização da representação de interesse no Brasil (InterSaberes, 2020). Tem experiência na área de Direito e Ciência Política, atuando principalmente nos seguintes temas: administração pública, políticas públicas, orçamento público, participação política, relações governamentais e institucionais e processo legislativo.

Victor Miranda

Professor Adjunto da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Pesquisador do Núcleo de Pesquisa em Sociologia Política e do Observatório das Elites Políticas e Sociais do Brasil da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Possui doutorado em História/História Econômica (Universidade Federal da Grande Dourados (2015) e pós-doutorado em Ciência Política na UFPR (2018-2020). É pesquisador visitante em Ciência Social Computacional (GESIS/Köln – Leibniz Institute for the Social Science, 2020-2021). Pesquisa temas relacionados à metodologia das ciências sociais e à análise de dados sociais.

Rodrigo Horochovski

Doutor em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007). Professor associado da Universidade Federal do Paraná no Curso de Bacharelado em Administração Pública e nos Programas de Pós-Graduação em Ciência Política e Desenvolvimento Territorial Sustentável. Atualmente desenvolve pesquisas sobre análise de redes sociais, financiamento político e políticas públicas.

Alvaro Barreto

Professor Titular do Instituto de Filosofia, Sociologia e Política da Universidade Federal de Pelotas (IFISP/UFPel). Doutor em História pela PUCRS (2001). Realizou pós-doutorado no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP) da Universidade de Lisboa (2019). Tem experiência nas áreas de História e de Ciência Política, atuando principalmente nos seguintes temas: sistemas políticos brasileiro e uruguaio, eleições e partidos políticos, Era Vargas.

Renato Perissinotto

Professor titular da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e pesquisador do CNPq. Foi Presidente da Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP) entre 2016-2018. É coeditor da Revista de Sociologia e Política e cocoordenador do Núcleo de Pesquisa em Sociologia Política (UFPR). Entre 2011-2012 fez o seu pós-doutorado no Latin American Centre, na Oxford University, como Visiting Researcher. Pesquisa e publica fundamentalmente na área de sociologia política das elites (recrutamento político-partidário, perfil das elites políticas e estatais, relação entre elites e decisão política).

Back To Top