Apresentação
Desde o esboço de Max Weber sobre os tipos de carreirismo político, são inúmeras as transformações na compreensão da profissão política e dos seus agentes. Mudanças constantes e significativas nos perfis sociais, étnicos e de gênero da classe política, seus itinerários antes e depois de ingressar no mundo político, as múltiplas formas de ambição e carreirismo em função de diferentes contextos institucionais, tais como sistemas eleitorais e organizações partidárias, colocam às pesquisadoras do tema a necessidade de encontrar novas abordagem teóricas e novos expedientes metodológicos capazes de reenquadrar os dilemas da representação política.
O I Colóquio do Observatório de Elites: políticos profissionais em análise é um evento interno do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal do Paraná. Trata-se de uma oportunidade para que investigadoras que estudem empiricamente políticos profissionais possam debater seus parti-pris teóricos, estratégias metodológicas, técnicas de análise e formas de melhor circunscrever seus objetos de estudo.
Características do evento
Público-alvo do I Colóquio:
Nessa primeira edição, o evento será interno para as(os) discentes e docentes do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal do Paraná, e ocorrerá de forma remota, através da plataforma Jitsi. Esse espaço é destinado para o diálogo entre pesquisadores que possuem como objeto empírico de pesquisa os políticos profissionais, ou seja, aquele(a)s que investigam profissionalização, carreiras políticas, recrutamento político, partidos e eleições e temas correlatos.
Objetivos do evento:
O objetivo do I Colóquio do Observatório de Elites: políticos profissionais em análise é abrir espaço para que sejam apresentados desafios e obstáculos para o desenvolvimento de dissertações, teses e demais estudos, tais como artigos e papers de congressos científicos, ainda em elaboração ou recém-finalizados. Pretendemos, através do debate com os pares, constituir parcerias para coletas de dados, soluções metodológicas comuns para o avanço das pesquisas nessa área e futuras colaborações em publicações científicas.
Tipo de comunicação científica:
Os papers do evento devem ser ou esboços de artigos em desenvolvimento, ou, prioritariamente, relatos estruturados de pesquisas em andamento (ou recém-concluídas).
Os trabalhos serão padronizados com extensão e estrutura pré-definidas através de uma template (clique aqui para baixar). O limite máximo dos trabalhos será de 6.000 palavras.
Esse formato pretende encorajar o(a)s autore(a)s para que compartilhem impasses teóricos, modelos analíticos e desafios metodológicos que enfrentam, mas deixando aberta também a possibilidade de exposição de resultados prévios de pesquisa.
O evento publicará os papers em e-book com ISBN, coordenado pelos organizadores do evento e contará com uma comissão científica especializada na área como conselho editorial. Assim, ficarão documentados em formato de capítulos de livros todos os trabalhos efetivamente apresentados e debatidos no I Colóquio do Observatório de Elites: políticos profissionais em análise.
Dinâmica do I Colóquio do Observatório de Elites: políticos profissionais em análise
Além dos papers padronizados, as apresentações dos trabalhos deverão ser feitas com a ajuda de uma template pré-definida (baixe aqui o formato padrão), com tempo de apresentação a ser estipulado pelos coordenadores e debatedores de cada sessão em função do número de participantes.
Além de um(a) pesquisador(a) doutor(a) responsável por realizar comentários sobre os trabalhos apresentados, o evento prevê a discussão entre a(o)s apresentadoras de cada sessão, sendo destacado(a) um(a) apresentador(a) responsável por fazer comentários sobre outros trabalhos da mesma sessão.
